Reforçar e Recuperar estruturas de concreto
Em muitas situações, o concreto degrada-se naturalmente ao longo do tempo ou por causa de ações externas e falhas de execução. Como elemento estrutural de suma importância para a segurança, o concreto deve ser devidamente recuperado.
1 Para fazer uma recuperação estrutural, inicie pela verificação das possíveis causas, como fissuras e trincas, corrosões de armadura, manchas na superfície e falhas de concretagem.
2 Após o diagnóstico, escolha a argamassa que melhor atenda às necessidades da obra. Limpe a área criando uma superfície aderente. Com um martelo, apicoe e elimine todas as áreas deterioradas ou não aderidas, formando arestas retas.
3 Retire o concreto em volta das armaduras corroídas, deixando, no mínimo, 2 cm livres em seu contorno. Se a armadura estiver muito deteriorada e com perdas, troque-a.
4 Se a armadura estiver com uma agressão apenas superficial, limpe a ferrugem com uma escova de aço. Aplique sobre toda a armadura, com pincel, uma camada de um produto inibidor de corrosão.
5 A superfície deve estar resistente, rugosa, limpa e isenta de partículas soltas, pintura ou óleos que impeçam a aderência do produto.
6 Molhe a área a ser recuperada.
7 Aplique o reparo estrutural quartzolit e, depois, molde com colher ou mesmo com as próprias mãos protegidas com luvas.
8 O adensamento e a regularização são feitos com régua de madeira ou alumínio.
9 Aplique em camadas de 0,5 a 5 cm, no máximo. Para espessuras maiores que 5 cm, fazer em duas camadas, com espaço de tempo entre as camadas de, aproximadamente, 6 h.
10 Para recuperações em locais de difícil acesso, recomenda-se o uso do supergraute quartzolit. Siga as recomendações descritas nas fotos de 2 a 6. Monte a forma necessária de maneira que permita o lançamento do produto. Após 24 h, realize a remoção das formas.
Fique por dentro de nossas campanhas na Loja: www.isocomimpermeabilizantes.com.br :)
Comments