Existem vários tipos de infiltração que podem abater uma construção, e para resolver esse problema é necessário que você entenda o que está causando. Em alguns casos (quase todos) quanto mais cedo identificamos, mais fácil de resolver e melhor é para a edificação, visto que com o passar o tempo a estrutura do imóvel pode ser comprometida.
Vamos agora conhecer os principais tipos e como evita-los. Acompanhe a seguir!
1. Intempéries
A maioria das infiltrações acontece por conta de intempéries (ações climáticas), nesse caso por ação direta da chuva sobre os telhados, paredes e fachadas da construção. A água encontra qualquer brecha na vedação e vai se acumulando na infraestrutura e gradualmente formando infiltração.
Para evitar esse tipo de problema, se faz necessário a instalação de calhas, calcular corretamente a inclinação do telhado e usar hidrofugantes nas fachadas.
2. Condensação
A infiltração por condensação, por outro lado, acontece quando o vapor d’água entra em contato com superfícies frias, voltando ao seu estado líquido. É muito frequente em locais úmidos e com emissão de vapor d’água, como: banheiros, salas de caldeiras e casas com calefação.
Trata-se de um tipo preocupante de infiltração, pois tem maior penetração no gesso e em outros materiais de revestimento, ou seja, favorecem a formação de mofo.
Uma forma de combater esse tipo de infiltração é através da melhoria da ventilação do ambiente, o que permite que o vapor seja eliminado antes de causar danos.
É interessante instalar exaustores ambientes onde não seja possível abrir uma janela.
Outra medida de prevenção é o uso de coberturas impermeáveis, como gesso com hidrofugante e argamassas poliméricas. Esses materiais aumentam a tensão superficial da parede e impedem o acúmulo de água nessas superfícies.
3. Pressão negativa
A infiltração por pressão negativa ocorre por falhas na impermeabilização durante o processo de construção. A água do solo molhado penetra diretamente pelas paredes, fazendo com que especialmente construções feitas em cima de lençóis freáticos ou expostas à chuva constante sejam mais propensas a esse tipo de problema.
Por isso, é muito importante que a impermeabilização seja feita de forma correta.
4. Capilaridade
A infiltração por capilaridade ocorre em consequência da umidade presente no solo, tornando-se capaz de permear entre os poros do concreto e argamassa, ou seja, infiltra nos materiais por meio da capilaridade.
Com o passar do tempo essa infiltração começa a fazer com que os materiais se dilatem cada vez mais, causando rachaduras e descolamento de revestimentos.
E aí, sabe me dizer qual tipo de infiltração insiste em assombrar sua casa/prédio/construção? Se ainda não conseguir diferenciar os problemas, mande-nos uma faça contato conosco, mande-nos uma foto que nós auxiliamos com orientações técnicas e sobre os produtos a serem utilizados.
Lembre-se: Se sua obra tem um problema, a Isocom tem a solução!
Comments