Aumentar a impermeabilidade do telhado e diminuir consideravelmente o calor dentro de casa nos dias quentes são alguns dos benefícios proporcionados pelo uso de uma subcobertura. O produto é indicado tanto para reformas quanto para construções, seja em residências ou em áreas comerciais.
Subcoberturas são mantas de polietileno com uma ou ambas as faces de alumínio instaladas por baixo das telhas ou sob a cobertura servindo como barreira na transmissão do calor e protegendo o forro, a laje, o madeiramento e, principalmente, os ambientes internos de possíveis goteiras.
Por ser de alumínio, o material possui grande eficiência devido à sua alta reflexividade e baixa emissão de radiação térmica (acredita-se que o produto reflete 95% dos raios solares). Isso faz com que a manta funcione como uma barreira para o calor, diminuindo o aquecimento recebido pelas telhas, o que traz mais conforto térmico à construção (é capaz de reduzir em até 10ºC a temperatura interna).
E, se nos dias quentes a subcobertura impede que a temperatura fique muito elevada dentro do imóvel, no inverno essa mesma barreira serve para evitar a perda de calor da residência, proporcionando uma temperatura mais agradável no ambiente.
Esse conforto térmico também acaba se traduzindo em economia, já que ao evitar grandes variações de temperatura dentro de casa, principalmente no verão, o consumo de energia elétrica com uso de aparelhos como ventilador e ar-condicionado pode diminuir (estudos indicam que essa redução pode chegar a 70%).
Outra vantagem da subcobertura está relacionada à sua eficiência em conter pequenos vazamentos e até infiltrações relacionadas a telhas mal posicionadas, mal encaixadas, trincadas ou resultantes de falhas na execução do projeto de cobertura (como, por exemplo, baixa inclinação do telhado).
A manta térmica acaba exercendo função de ‘antigoteira’, levando para fora toda a água do telhado. Isso também evita que haja comprometimento da madeira, além do surgimento de fungos ou bolor no telhado, o que proporciona uma maior vida útil, reduzindo significativamente o custo com futura manutenção da estrutura.
Vantagens:
- Versatilidade: podem ser utilizadas praticamente com todos os tipos de telhas, desde os modelos em cerâmica e cimento a esmaltadas e similares;
- Fácil instalação: podem ser instaladas de forma simples e com rapidez, sem necessidade de mão de obra especializada;
- Custo-benefício – o material tem preço acessível.
Existem diversos tipos de subcoberturas no mercado, sendo diferenciadas pela necessidade de aplicação – residencial ou comercial – e tipo de proteção desejada. São eles:
- Uma face de alumínio - As mantas com uma face de alumínio são mais usadas para evitar goteiras e infiltrações e atendem às exigências mínimas como isolante térmico.
- Duas faces de alumínio - As mantas com duas faces em alumínio, além de evitarem goteiras e infiltrações, têm alto desempenho para o conforto térmico.
- Duas faces de alumínio + Fibra de vidro - As mantas com duas faces em alumínio e com fibra de vidro em sua composição têm, além da maior eficiência na isolação térmica, maior durabilidade.
- Duas faces de alumínio + Fibra de vidro + Plástico Bolha - As mantas com duas faces em alumínio, com fibra de vidro e uma camada de plástico bolha em sua composição proporcionam excelente isolamento acústico.
Está precisando de subcobertura? Entre em contato conosco. Temos uma ampla variedade de subcoberturas em nosso estoque.
Comments