Chegou o momento de começar a pensar na decoração do novo ambiente. Seja em uma reforma ou em uma construção, os acabamentos cerâmicos e as pedras são, sem dúvida, um fator de extrema importância. Trazendo beleza e praticidade a qualquer ambiente esse tipo de revestimento pode ser encontrado em diversas formas, tipos e matérias primas.
Temos no mercado uma infinidade de tipos de azulejos, porcelanatos, pastilhas e pedras, porém o que poucos sabem é que a colagem desses materiais não é feita por qualquer argamassa colante. Você sabia que existem diferentes tipos de argamassas colantes? E que a escolha errada dela pode provocar sérios prejuízos a médio e longo prazo, como descolamento de placas, trincamento e sons de piso oco?
Para evitar que esses problemas aconteçam ao longo dos anos é fundamental saber os tipos de argamassas colantes encontradas no mercado.
As argamassas colantes nada mais são que a mistura de cimento Portland, agregados minerais e aditivos químicos que, em contato com a água, formam uma massa vistosa, plástica e aderente.
Tipos de Argamassas Colantes e sua aplicação:
ACI: é utilizada em ambientes internos. Tanto em áreas secas como em áreas molhadas como banheiros e cozinhas.
ACII: tem a capacidade de absorver as variações de temperatura, umidade e ação do vento dos revestimentos cerâmicos e de pisos e por isso, é utilizada tanto em ambientes internos quanto ambientes externos, como por exemplo: paredes e fachadas, pisos em áreas externas, assentamento de revestimento de piscinas de água fria e pisos cerâmicos industriais ou de área pública.
ACIII: é a mais aderente, por isso é indicada para fachadas onde o risco de acidentes por queda das peças é maior, assentamento de revestimento em piscinas de água quente e sauna e para assentamento de revestimentos de placas grandes (maiores do que 60x60cm).