Infiltração, motivo de muita dor de cabeça para o empreendedor, construtora e, especialmente, para os usuários das edificações. Por isso a importância de ter grande atenção aos sistemas de impermeabilização.
Existem vários sistemas e produtos, que vão desde as impermeabilizações tradicionais, como a manta asfáltica, até materiais de base acrílica, epóxi e poliuretano, que são inovações. Com tantas opções no mercado, é imprescindível que tenha um projeto, e mais: o ideal é que o projeto de impermeabilização seja feito na mesma fase em que os outros - arquitetônico, estrutural e de instalações – estão sendo pensados. Isto porque os projetos devem ‘conversar’ entre si para que a solução de um, não interfira na eficiência do outro, evitando problemas futuros.
Muitas construtoras de pequeno porte não têm condições ou mesmo desconhecem que existem empresas no mercado especializadas em fazer projetos de impermeabilização. Nesses casos, as construtoras procuram se cercar de especificações mínimas para ter sucesso. Feita muitas vezes de forma indiscriminada e por pessoas não capacitadas, a impermeabilização se transformou no item que exige maior manutenção pós entrega da obra. Essa dificuldade na contratação da empresa, o desconhecimento dos materiais que devem ser usados - e como devem ser usados - causam uma série de problemas minimizados pelas especificações. O pouco conhecimento técnico que trazem, ajuda o construtor a avaliar o que está sendo proposto na hora da contratação.
Se o engenheiro da obra tem o projeto na mão, fica fácil de fazer a fiscalização e a conferência de material adquirido pela empresa. Além disso, existem cursos de extensão que dão uma noção geral de como funciona o processo de impermeabilização, uma vez que, nas universidades, impermeabilização não é uma matéria da grade curricular do curso de engenharia civil. Com o projeto na mão e um pouco de informação, os engenheiros e arquitetos conseguem evitar uma série de desperdícios na obra. Quando se contrata uma empresa de impermeabilização sem um projeto e conhecimento do assunto, podem ocorrer erros que impactam na má utilização da mão de obra, desperdício de material e problemas futuros.
Um dos nossos objetivos é ser fonte de referência de conhecimento e deixar clara a importância da impermeabilização no segmento de construção civil, por isso em caso de dúvidas, faça contato conosco, nossa equipe técnica irá te auxiliar da melhor forma.